Política

Na ponta do lápis, Bolsa Família sai mais barato que garantir saúde, educação e segurança.

Na ponta do lápis, Bolsa Família sai mais barato que garantir saúde, educação e segurança.

Ao contrário do que muitos “beneficiários” do Bolsa Família imaginam, o programa não lhes tem trazido benefícios. O PT tem utilizado o programa para ludibriar os mais humildes, de menor grau de instrução.

A soma de todos os programas sociais do governo não representa nem um décimo do que deveria ser investido em saúde, segurança e educação, por exemplo. Como o governo tem investido muito pouco nestas áreas, os “beneficiários” do programa tem a ilusão de que estão recebendo “algo” do governo.

Se uma família colocar na ponta do lápis os prejuízos que acumulam em suas vidas com o ensino de má qualidade para seus filhos, o drama do atendimento em postos de saúde, mais os riscos a que estão expostos com o aumento da violência, verão que estão sendo enganados.

Isso tudo sem contar o preço dos alimentos, o tempo que perdem se deslocando de casa em virtude dos baixos investimentos em transportes e vias, além é claro dos juros altos, da falta de saneamento e da dificuldade cada vez maior de melhorarem de vida. Em situações mais graves, muitos perdem a própria vida em razão da ausência do Estado em certas áreas.

Da parte do governo, na ponta do lápis, o governo faz uma grande economia ao deixar investir na infra estrutura, escolas, hospitais e outros serviços para o bem estar dos “beneficiários” dos programa sociais. Para Dilma, é melhor gastar R$ 23 bilhões com o Bolsa Família do que R$ 230 bilhões com a saúde.

Assim, sobra mais dinheiro para os bancos, as empreiteiras e empresas amigas, como é o caso da FRIBOI, que, assim como Eike Batista, pegou 10 bilhões de reais “emprestados” com o BNDES.

Como dá para perceber, Lula e Dilma são espertos. Saiu baratinho se elegeram com o voto dos mais pobres.

@muylaerte

Política

More in Política

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato