Tecnologia

Windows 8.1 é o sistema operacional ‘redefinido’, diz Microsoft

Windows 8.1 é o sistema operacional ‘redefinido’, diz Microsoft

Steve Ballmer disse em evento nesta quarta-feira (26) que Microsoft está se transformando (Foto: Divulgação/Microsoft)Steve Ballmer disse em evento nesta quarta-feira
(26) que Microsoft está se transformando
(Foto: Divulgação/Microsoft)

A dificuldade da Microsoft de fazer o Windows 8, seu sistema operacional lançado há 7 meses,  cair no gosto de consumidores de PCs e tablets fez com que a empresa desenvolvesse em tempo recorde uma nova atualização do programa.

Assim como ela voltou atrás com o bloqueio de jogos usados no Xbox One, seu novo videogame, a companhia também colocou de volta o botão Iniciar no Windows 8.1, que chega gratuitamente no final de 2013 para quem já possui o novo Windows instalado. A versão de testes já está disponível e foi anunciada no evento “Build”, voltado para desenvolvedores, que a empresa realiza em San Francisco, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (26).

Ao lado do retorno do botão Iniciar, o Windows 8.1 permite que o usuário selecione onde quer iniciar o PC: na tela Iniciar, com os programas visualizados na interface em blocos, na forma de mosaico, da nova edição do sistema operacional, ou na Área de Trabalho tradicional, comum do sistema Windows. Também há uma nova área de aplicativos, onde todos os “apps” e programas do usuário aparecem, permitindo selecionar o desejado – há até uma área de busca para estes aplicativos.

Na tela Iniciar foram adicionados papéis de parede animados, que se movem conforme o usuário toca e mexe na tela.

Para desenvolvedores, a Microsoft também adicionou suporte para desenvolvedores criarem aplicativos que usam impressoras 3D. Desse modo, os programas criados para o Windows 8 podem ser usados para criar praticamente qualquer objeto, com a limitação do tamanho permitido pela impressora, facilmente.

Windows 8.1 tem recurso nativo para edição de fotos (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 8.1 tem recurso nativo para edição de
fotos (Foto: Divulgação/Microsoft)

Na abertura do evento, o presidente-executivo da companhia, Steve Ballmer, subiu ao palco para dizer que a empresa passa por uma transformação: “A inovação dos produtos da Microsoft acontece muito rapidamente. A Microsoft passa por uma transformação para conseguir lançar mais rapidamente os produtos. Passamos de uma empresa que cria softwares para uma que cria aparelhos poderosos que usam nosso próprio software”.

Ballmer disse que o Windows 8.1 permitirá que os desenvolvedores criem aplicativos para todos os tamanhos de tela. O executivo mostrou um tablet rodando o Windows com tela de cerca de 8 polegadas da Acer, quase o tamanho da tela do iPad mini, da Apple. “Não há limitação de tamanho para criar e usar o Windows 8”, disse.

Ele também ressaltou que há mais de 100 mil aplicativos para o Windows 8, marca que ele considera boa para um sistema com sete meses de vida. O Facebook está desenvolvendo um aplicativo que fará parte do ambiente do Windows.

‘Bing Inside’
Um dos recursos apresentados para o Windows 8.1 é que ele faz uso do Bing, o buscador da Microsoft e concorrente do Google,  em todas as situações, criando aplicativos “em tempo” real para apresentar as buscas.

Julie Larson-Green, chefe do desenvolvimento do Windows, disse que o Bing pode ser usado em conjunto com qualquer aplicativo. Ao chamar o buscador no Windows 8, ele apresenta resultados conforme o usuário digita, mostrando aplicativos e vídeos. Mas o destaque é que ao fazer uma busca, o sistema cria um aplicativo “em tempo real” – como a executiva destacou – que traz mais informações sobre o termo procurado.

Pesquisa no Bing cria 'aplicativo em tempo real' no Windows 8.1, diz Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)Pesquisa no Bing cria ‘aplicativo em tempo real’ no Windows 8.1, diz Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

No exemplo dado ao vivo no palco, ao pesquisar sobre a cidade “San Francisco”, o resultado da busca apresenta páginas especiais: a de abertura mostra uma foto da cidade com informações relevantes como previsão do tempo, quantas pessoas vivem na cidade, mapas e um botão para explorar. Além disso, o resultado mostra atrações da cidade e as notícias mais recentes junto com fotos e vídeos.

Ao pesquisar sobre uma banda ou músico, o resultado apresenta uma página especial, assim como na cidade, e permite ouvir canções diretamente no serviço de música Xbox Music. Ao pesquisar sobre um festival de música, o Windows pode criar uma lista de músicas no serviço com as bandas que irão se apresentar.

Outlook para o Windos 8.1 traz pastas para filtro de mensagens de redes sociais (Foto: Divulgação/Microsoft)Outlook para o Windows 8.1 traz pastas para filtro de
mensagens de redes sociais
(Foto: Divulgação/Microsoft)

Mais funções
Entre outras funções do Windows 8.1 estão atalhos do teclado, o que ajuda a digitação para tablets: ao digitar uma palavra e o usuário vir as opções de palavras na tela, ele pode selecioná-las ao deslizar o dedo na barra de espaço. Ao manter o dedo sobre o ponto de interrogação, por exemplo, aparecem outras opções de sinais ortográficos.

O programa de e-mails nativo Outlook ganhou abas para filtrar o e-mail entre o principal e o social, tal qual o Gmail. O recurso Sweep permite apagar ou mover e-mails da mesma relevância ao mesmo tempo.

As chamadas por meio de vídeo do Skype podem ser atendidas na tela travada do Windows, sem a necessidade de se inserir a senha de usuário. Isso, segundo a Microsoft, facilita a comunicação entre os contatos e faz com que as pessoas usem mais o serviço.

Há um aplicativo nativo para a edição rápida de fotos, melhorando iluminação e adicionando efeitos antes de se publicar em redes sociais.

O Windows 8.1 também fará streaming de conteúdo (música, fotos e filmes) diretamente ao Xbox One, novo videogame da Microsoft, podendo visualizar os arquivos na TV.

O sistema também terá suporte para duas telas, permitindo abrir até oito janelas no recurso Snap ao mesmo tempo.

Mapas 3D
Assim como o serviço de mapas Google Maps, o Bing terá mapas em 3D, mostrando construções e relevos em imagens tridimensionais. A Microsoft disse que criou câmeras próprias para criar estas imagens que, segundo a empresa, apresentam melhor definição do que os concorrentes.

O novo recurso estará aberto aos desenvolvedores de aplicativos para o Windows 8. Inicialmente, 100 cidades em todo o mundo terão as imagens em 3D.

Domínio do Fato Tecnologia

Dominio do Fato

Tecnologia

More in Tecnologia

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato