Entretenimento

Chegada do inverno abre ¿temporada¿ das cirurgias plásticas no país

Chegada do inverno abre ¿temporada¿ das cirurgias plásticas no país

Chegada do inverno abre “temporada” das cirurgias plásticas no país Arivaldo Chaves/Agencia RBS Cirurgia plástica é um processo complexo, que envolve anestesia e, muitas vezes, um pós-operatório doloroso Foto: Arivaldo Chaves / Agencia RBS

O inverno que começou ontem inaugurou também o auge da temporada de cirurgias plásticas no país. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre os meses de junho, julho e agosto os consultórios registram movimento 50% maior do que o observado nos demais períodos do ano.

A preferência pelo inverno para dar um retoque na aparência deve-se a duas razões: o frio e a pouca incidência de luz solar, explica o cirurgião plástico Antonio Carlos Munuzzi Filho.

O sol é um dos maiores inimigos durante o pós-operatório. Pode deixar manchas e cicatrizes, enquanto o calor dilata os vasos sanguíneos e causa mais inchaço à pele, além de um incômodo extra: logo após a cirurgia, muitos pacientes precisam usar uma cinta grossa, que esquenta e gera desconforto.

É importanta lembrar que cirurgia plástica é um processo complexo, que envolve anestesia e, muitas vezes, um pós-operatório doloroso. Portanto, é preciso buscar um profissional qualificado.

— Há muitos médicos não especializados realizando cirurgias plásticas. Um procedimento malfeito pode acarretar danos irreversíveis — diz o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboubid Jr.

Quem pensa em encarar o bisturi deve ficar atento às orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica sobre os procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil.

Lipoaspiração

Serve para: retirar a gordura localizada de partes do corpo como barriga, braços, costas e coxas.

Como é feita: a gordura é drenada por cânulas com espessuras de dois a quatro milímetros. Pode ser realizada em qualquer área do corpo, porém a gordura retirada não pode ultrapassar 7% do peso corporal.

Duração: uma a três horas, com alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Se a cirurgia envolver uma grande área, o ideal é realiza-la em duas etapas.

Recuperação: pode haver um pouco de dor nos três primeiros dias, mas o repouso não é necessário. É preciso ter cuidado com a exposição ao sol nas primeiras três ou quatro semanas, até o roxo desaparecer.

Alerta: a lipoaspiração deve ser realizada em um centro cirúrgico, de hospital ou clínica especializada, avalizada pela Anvisa. Fuja de procedimentos que levam o nome “minilipo”, “hidrolipo”, “lipo light”, considerados apenas marketing e quase sempre oferecem serviços a baixo do preço, realizados por pessoa sem qualificação e em ambiente cirúrgico inadequado.

Mamoplastia de aumento

Serve para: aumentar o tamanho das mamas e deixá-las mais firmes.

Como é feita: inserção de prótese pela axila, auréola ou pelo sulco da mama. A prótese mais utilizada é a feita de silicone, pois tem melhor textura e palpação, além de um resultado visualmente mais bonito.

Duração: uma a duas horas, com a alta no mesmo dia.

Recuperação: os seios ficarão inchados por algumas semanas e pode haver ardor nos mamilos. Os pontos são retirados entre sete e 10 dias após a cirurgia e o paciente retoma as atividades em uma semana.

Alerta: quanto maior a prótese, maior a chance de ter alterações da sensibilidade nas mamas. A operação não é indicada para mulheres jovens que ainda não atingiram a maturidade sexual.


Abdominoplastia

Serve para: remover estrias abdominais, melhorar a silhueta e deixar a cintura mais bem torneada.

Como é feita: lipoaspiração do abdômen, seguida de retirada da pele e modelagem do local. Essa técnica “descola” menos pele e proporciona menor tensão à musculatura da parede abdominal.

Recuperação: a cicatriz é semelhante à da cesariana, além da cicatriz ao redor do umbigo. Exige um repouso maior do que outras cirurgias plásticas, entre 15 a 20 dias.

Alerta: deformidades como hérnia umbilical, hérnia incisional ou cicatrizes prévias dificultam esse tipo de cirurgia e, às vezes, o aspecto das cicatrizes não fica como o esperado.

Blefaroplastia

Serve para: remover o excesso de pele e o acúmulo de gordura nas pálpebras que causam inchaço, cansaço ou envelhecimento ao redor dos olhos.

Como funciona: o tratamento cirúrgico é feito com incisão na pele ou por dentro na conjuntiva, não deixando qualquer cicatriz externa.

Duração: uma a duas horas com alta no mesmo dia.

Recuperação: o edema diminui bastante entre sete e 10 dias, permitindo retomar as atividades normais. Compressas com gelo nos olhos reduzem o inchaço.

Alerta: o maior incômodo são as equimoses (arroxeamento da pele), que irão evoluir para o amarelo até sumirem. Esse processo leva cerca de três semanas.

Mais Cultura em Domínio do Fato

Dominio do Fato

Entretenimento

More in Entretenimento

  • PT criou o ministério da Igualdade Racial para criar problemas

    Disque “N” para matar Monteiro Lobato O governo do PT inventou um ministério, o da Igualdade Racial, para...

  • Anunciados os finalistas para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

    Os filmes selecionados para competir no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foram anunciados hoje (17) pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. O evento será de 17 a 24 de setembro, no antigo endereço, com a reinauguração do Cine Brasília. As 30 produções selecionadas foram avaliadas por comissões durante o...

  • Centro Cultural Correios apresenta festival de dança contemporânea

    Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Cultural Correios, na capital fluminense, vai abrigar o festival Correios em Movimento/Dança em Trânsito, que traça um panorama da dança contemporânea, com a participação de companhias brasileiras e internacionais. As apresentações no Rio vão de amanhã (17) até a próxima segunda-feira (22) e constituem a primeira...

  • Cantor Thiaguinho é internado e suspende shows

    O cantor Thiaguinho foi internado na manhã desta quinta-feira (18) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo boletim médico, o pagodeiro foi diagnosticado com pneumopatia, uma espécia de doença pulmonar, e não tem previsão de alta.O noivo de Fernanda Souza será submetido a  um procedimento para o diagnóstico etiológico e início de...

  • Domínio do Fato Man

    Este é o primeiro artigo da categoria DM Man

  • Morre Sebastião Vasconcelos, o Floriano de ‘Mulheres de Areia’, no RJ

    Morreu na noite de segunda-feira (15), aos 86 anos, o ator Sebastião Vasconcelos. Ele estava internado no...

  • Polícia teria encontrado álcool e substâncias no quarto de Cory Monteith

    Uma grande quantidade de álcool e outras substâncias foram encontradas no quarto de hotel onde Cory Monteith morreu no sábado (13), informou uma fonte ao site E! News. A causa oficial da morte, no entanto, ainda não foi divulgada oficialmente.Monteith, 31 anos, teria saído com os amigos para “pelo menos um clube” em Downtown...

  • J.K.Rowling, autora de Harry Potter, publicou romance sob pseudônimo

    Neste sábado (13/07), J.K.Rowling, famosa criadora da série Harry Potter, revelou ao jornal Telegraph que escreveu secretamente...

  • Necropsia afirma que combinação de heroína e álcool matou ator de ‘Glee’

    De acordo com autoridades canadenses, foi uma mistura letal de heroína e álcool que matou o ator Cory Monteith, da série Glee, no último sábado (16), em hotel em Vancouver, na costa oeste do Canadá. As informações, do site TMZ, são fruto da necropsia realizada no ator na segunda (15).Cory Monteith, 31 anos, ficou...

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato