Entretenimento

‘O palhaço’ ganha três prêmios em festival de Cinema de Huelva

‘O palhaço’ ganha três prêmios em festival de Cinema de Huelva

“O palhaço”, produção brasileira indicada para concorrer a uma vaga no Oscar 2013, dirigida pelo ator Selton Melo, levou três prêmios no Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva: Colón de prata à Melhor Fotografia para Adrián Tejido, Prêmio do Público ao Melhor Longa-Metragem, eleito pelos espectadores que depositaram seus votos ao fim de cada sessão, e menção especial a Claudio Amaral Peixoto pela direção de arte do filme.

'O Palhaço' traz a beleza da contradição através da alegria circense (Foto: Divulgação)‘O Palhaço’ traz a beleza da contradição através da alegria circense (Foto: Divulgação)

“Infância Clandestina”, do argentino Bejamín Ávila, ganhou o Colón de Ouro, o máximo prêmio do Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, decisão revelada neste sábado (24) pela porta-voz do júri, a atriz Irene Visedo. Ernesto Alterio, Natalia Oreiro, César Troncoso e Teo Gutiérrez Moreno são os protagonistas do filme de Ávila, uma co-produção de Espanha, Brasil e Argentina que mostra, com toques autobiográficos, a luta de ativistas contra a ditadura argentina vista pelos olhos de uma criança.

O diretor é produtor de programas educativos para a televisão, além de roteirista e diretor de curtas-metragens, e ganhou vários prêmios internacionais por seu documentário “Nietos” (2004), sobre os filhos de desaparecidos cujas identidades foram restauradas pelas Abuelas de La Plaza de Mayo.

Além disso, o júri outorgou o Prêmio Especial ao filme mexicano “Mai morire”, de Enrique Rivero; e duas menções especiais a Claudio Amaral Peixoto pela direção de arte do filme “O Palhaco”, de Selton Mello; e uma última ao conjunto de atores e atrizes do filme argentino “Ni un hombre más”, de Martín Salinas.

O Colón de prata de Melhor Direção foi para Kenya Márquez por “Fecha de Caducidad” (México, 2012). O Colón de prata à Melhor Atriz foi para Alicia Rodríguez por sua interpretação em “Joven y alocada” (Chile, 2012), de Marialy Rivas, e o Colón de prata ao Melhor Ator foi outorgado a Pablo Pinto por seu papel em “De martes a martes” (Argentina, 2012), de Gustavo Fernández Triviño.

O Colón de prata ao Melhor Roteiro foi para Martín Salinas por “Ni un hombre más” (Argentina, 2012) e o Colón de prata à Melhor Fotografia para Adrián Tejido por “O Palhaço”. A Caravela de prata ao Melhor Novo Diretor foi para Gustavo Fernández Triviño por “De martes a martes”.

O espanhol “Koala”, de Daniel Remón, ganhou o Prêmio de Melhor Curta-Metragem e o mexicano “La tiricia o cómo curar la tristeza”, de Ángeles Cruz, obteve uma Menção Especial.O Prêmio Marvin & Wayne foi para o argentino “Lo que haría”, de Natural Arpajou.

Quanto ao prêmio Manuel Barba ao melhor roteiro da Associação da Imprensa de Huelva foi para “Ni un hombre más”; e a Chave da Liberdade, que os internos da penitenciária de Huelva escolhem, foi para “Estrella del Sur”.

Mais Cultura e Arte em Domínio do Fato

Entretenimento

More in Entretenimento

  • PT criou o ministério da Igualdade Racial para criar problemas

    Disque “N” para matar Monteiro Lobato O governo do PT inventou um ministério, o da Igualdade Racial, para...

  • Anunciados os finalistas para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

    Os filmes selecionados para competir no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foram anunciados hoje (17) pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. O evento será de 17 a 24 de setembro, no antigo endereço, com a reinauguração do Cine Brasília. As 30 produções selecionadas foram avaliadas por comissões durante o...

  • Centro Cultural Correios apresenta festival de dança contemporânea

    Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Cultural Correios, na capital fluminense, vai abrigar o festival Correios em Movimento/Dança em Trânsito, que traça um panorama da dança contemporânea, com a participação de companhias brasileiras e internacionais. As apresentações no Rio vão de amanhã (17) até a próxima segunda-feira (22) e constituem a primeira...

  • Cantor Thiaguinho é internado e suspende shows

    O cantor Thiaguinho foi internado na manhã desta quinta-feira (18) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo boletim médico, o pagodeiro foi diagnosticado com pneumopatia, uma espécia de doença pulmonar, e não tem previsão de alta.O noivo de Fernanda Souza será submetido a  um procedimento para o diagnóstico etiológico e início de...

  • Domínio do Fato Man

    Este é o primeiro artigo da categoria DM Man

  • Morre Sebastião Vasconcelos, o Floriano de ‘Mulheres de Areia’, no RJ

    Morreu na noite de segunda-feira (15), aos 86 anos, o ator Sebastião Vasconcelos. Ele estava internado no...

  • Polícia teria encontrado álcool e substâncias no quarto de Cory Monteith

    Uma grande quantidade de álcool e outras substâncias foram encontradas no quarto de hotel onde Cory Monteith morreu no sábado (13), informou uma fonte ao site E! News. A causa oficial da morte, no entanto, ainda não foi divulgada oficialmente.Monteith, 31 anos, teria saído com os amigos para “pelo menos um clube” em Downtown...

  • J.K.Rowling, autora de Harry Potter, publicou romance sob pseudônimo

    Neste sábado (13/07), J.K.Rowling, famosa criadora da série Harry Potter, revelou ao jornal Telegraph que escreveu secretamente...

  • Necropsia afirma que combinação de heroína e álcool matou ator de ‘Glee’

    De acordo com autoridades canadenses, foi uma mistura letal de heroína e álcool que matou o ator Cory Monteith, da série Glee, no último sábado (16), em hotel em Vancouver, na costa oeste do Canadá. As informações, do site TMZ, são fruto da necropsia realizada no ator na segunda (15).Cory Monteith, 31 anos, ficou...

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato