Política

Joaquim Barbosa realiza primeira sessão como presidente do CNJ

Joaquim Barbosa realiza primeira sessão como presidente do CNJ

Joaquim Barbosa realiza primeira sessão como presidente do CNJ (Foto: Nathalia Passarinho/ G1)Joaquim Barbosa realiza primeira sessão como
presidente do CNJ (Foto: Nathalia Passarinho/ G1)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, preside nesta terça-feira (27), pela primeira vez, sessão do Conselho Nacional de Justiça. O chefe do Judiciário também ocupa o cargo de presidente do CNJ, enquanto a corregedoria é sempre assumida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça.

No início da sessão, que teve início às 09h10, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Joaquim Falcão, deu boas-vindas a Barbosa e disse “não ter dúvidas” de que a condução do órgão de fiscalização do Judiciário será “serena” e “firme”.

“Gostaria de dizer a vossa excelência que receba votos de boas-vindas. Vossa excelência terá a importante missão de conduzir este conselho.  Não tenho dúvidas da condução firme e serena que vai empreender no Conselho Nacional de Justiça”, disse Falcão.

O corregedor afirmou ainda que Barbosa possui as virtudes necessárias para presidir o CNJ, como “formação moral, independência, cultura, preparo e dedicação aos deveres do cargo”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, pediu a palavra destacou a importância do CNJ para o controle da atuação do Judiciário.

“A autonomia do Judiciário deve ser exercida para o fortalecimento do cidadão, a partir da prestação jurisdicional célere que todos devemos prestar”, disse. Joaquim Barbosa agradeceu as manifestações e, logo em seguida, deu início à reunião do conselho.

Mais Política em Domínio do Fato

Política

More in Política

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato