Brasil

Floricultoras participam de oficina gratuita em Belém

Floricultoras participam de oficina gratuita em Belém

Flores Mulheres Curso Oficina Emater Floricultoras Belém Marituba Pará (Foto: Divulgação/Agência Pará)25 mulheres participam de oficina de arranjos florais (Foto: Divulgação/Agência Pará)

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) oferece, nesta quarta-feira (28), uma oficina de arranjos florais com motivos natalinos para floricultoras de Benevides, Marituba, Ananindeua, Santa Bárbara e Belém. As atividades, que buscam profissionalizar as mulheres, seguem até a próxima sexta-feira (30), quando as peças confeccionadas serão reunidas e comercializadas.

Segundo a engenheira agrônoma da Emater, Soraya Araújo, ministrante do curso, as mulheres selecionadas já são assistidas pela empresa desde 2011. Ela afirma que a expectativa é que a oficina aumente em 40% a renda das floricultoras nessa época de final de ano.

Durante as aulas, serão produzidos itens para ornamentação feitos a partir de flores tropicais, folhagens e orquídeas da variedade phaleenopsis. A oficina também busca oferecer uma alternativa de renda às 25 participantes do curso, que utiliza na confecção dos arranjos, frutas da época natalina – como uvas, maçãs, nozes – e também frutas regionais, o que pode baratear o custo de produção em até 30%.

De acordo com a Emater, a produção de flores é uma atividade que oferece um retorno financeiro de pelo menos 60%. Ainda segundo a empresa, na região metropolitana de Belém está concentrada a maior produção de flores do Pará, com destaque para o município de Benevides, que só em 2011 alcançou uma produção comercial de flores tropicais de 255.033 mil hastes. A produção de folhagens e de palmeiras gerou uma renda bruta de quase R$ 4 milhões.

Um diagnóstico georreferenciado feito pela Emater aponta que Benevides tem 34 produtores dedicados à floricultura. Destes, 45% tem na atividade a principal fonte de renda e 53% utilizam a mão de obra.

A oficina acontece na sede da Emater em Marituba, das 9h às 16h.

Para ler mais notícias do Pará, acesse g1.globo.com/para. Siga também o G1 Pará no Twitter e por RSS.

Domínio do Fato – Mais Notícias do Brasil

Brasil

More in Brasil

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato