Política

Barbosa e Britto recebem título ‘honoris causa’ em Brasília

Barbosa e Britto recebem título ‘honoris causa’ em Brasília

Ayres Britto e Joaquim Barbosa ao receberem o título (Foto: Mariana Oliveira / G1)Ayres Ayres Britto e Joaquim Barbosa ao receberem o título (Foto: Mariana Oliveira / G1)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, e o ex-presidente da corte Carlos Ayres Britto, que se aposentou há dez dias, receberam na noite desta segunda-feira (26) título “honoris causa” (em razão de honra, em latim) do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

No discurso de agradecimento, Barbosa disse que sente falta da atividade acadêmica e dedicou o título aos professores.

O ex-ministro Ayres Britto e o presidente do STF, Joaquim Barbosa, em faculdade de Brasília (Foto: Mariana Oliveira/G1)O ex-ministro Ayres Britto e o presidente do STF,
Joaquim Barbosa, em faculdade de Brasília (Foto:
Mariana Oliveira/G1)

“Tendo há dez anos assumido funções de ministro do STF, fui forçado a diminuir essa parte da minha vida profissional, que é a vida acadêmica. É talvez a faceta da minha vida profissional que mais me dá prazer. Sinto-me extremamente honrado e gostaria de dedicar o título aos meus colegas professores”, afirmou.

No final da cerimônia, o ministro não quis falar sobre o processo do mensalão, em julgamento no Supremo. Na sessão desta segunda, o Supremo atribuiu penas a seis dos 25 réus condenados – restam três, cujos

Ayres Britto arrancou risadas ao apresentar alguma de suas frases durante o discurso. Ele afirmou que “antes de ser juiz já era poeta” e que iria se apresentar em versos.

Entre as frases: “Derramamento de bílis nao combina com produção de neurônios”; “Os honorários dos anestesistas são os que mais doem”; “A hóstia recua por si mesma quando se depara com uma língua afiada”; “Os advogados de porta de cadeia acabam entrando”; “O pior juiz é o que faz de sua caneta um pé de cabra”; e “Quanto mais as mulheres de despem, mais o aquecimento é global”.

Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.

Mais Política em Domínio do Fato

Política

More in Política

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato