Entretenimento

Back2Black tem Missy Elliott, Naná Vasconcelos e Emicida neste sábado

Back2Black tem Missy Elliott, Naná Vasconcelos e Emicida neste sábado

Missy Elliott (Foto: Divulgação)A cantora americana Missy Elliott (Foto: Divulgação)

Depois dos shows de Martinho da Vila, Nneka e Lauryn Hill, na sexta (22), o festival Back2Black segue celebrando a música cultura negra, na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, neste sábado (23). O destaque desta noite é a norte-americana Missy Elliott, que se apresenta pela primeira vez no Brasil.

Sete anos afastada dos palcos em função do tratamento de uma doença autoimine, que afetou sua tireoide, Elliott prepara sua volta triunfal com seu sétimo álbum de estúdio, previsto para chegar às lojas ainda este ano. Faixas como “The rain (Supa dupa fly)”, “Hit’em wit da hee”, “Get ur freak on” e “Lose control”, entre outras.

Entre as atrações nacionais está o percussionista pernambucano Naná Vascocelos, que se apresenta mais cedo, às 21h30, no Palco Estação — o mesmo de Missy Elliott. Acompanhado da banda Rio Maracatu, da cantora Lura (de Cabo Verde) e do vocalista da Nação Zumbi, o cantor Jorge Du Peixe.

“Vai ser um batucaço de ritmos. Vou começar o show celebrando a religiosidade do maracatu e dos orixás. Depois, vou para o popular e o profano, com a influência da Carmem Miranda”, adiantou o músico ao G1, exaltando o intercâmbio cultural proposto pelo festival. “A cultura africana foi a espinha dorsal na formação da identidade brasileira”, destacou.

O percussionista Naná Vasconcelos e o rapper Emicida, atrações da segunda noite do festival Back2Black (Foto: Otávio Souza/Divulgação)O percussionista Naná Vasconcelos e o rapper Emicida, atrações da segunda noite do festival Back2Black (Foto: Otávio Souza/Divulgação)

Já no Palco Petrobras, as 22h30, o rapper paulistano Emicida promete um show com sucessos e surpresas. “É a primeira vez que levo ao Rio um show meu com banda. Montamos, modéstia à parte, um time pesadíssimo, com um repertório diferente, à altura da ocasião. Nosso show terá também a participação do meu parceiro Rael, artista do meu selo, que prepara um disco lindo para o ano que vem, e já vai mostrar alguma coisa no Back2Black”, ressalta o cantor.

Emicida traz na bagagem a recente experiência de sua primeira turnê na Europa, com shows em Berlim, no tradicional Montreux Jazz Festival, na Suíça, e na primeira edição britânica do Back2Black. Desta última, realizada em julho deste ano, tem uma lembrança especial.

“No encerramento do festival, tive a chance de dividir o palco com o mestre Gilberto Gil. Ele é uma pessoa muito iluminada, e esse momento vou guardar pra sempre na memória”, relembra o rapper.

Debates
A programação de palestras terá início às 18h, com um debate entre Paulina Chiziane, Karla Suárez e Ana Maria Gonçalves, com o tema “O lugar da mulher na literatura e na vida, na África, Cuba e Brasil”. Às 19h45, os compositores Nei Lopes e Martinho da Vila, mais o escritor Paulo Lins conversam sobre a origem e a presença do samba na literatura brasileira.

O festival Back2Black é promovido pela Globo Rio, com patrocínio da Petrobras, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

BACK2BLACK
Quando: sábado (24) e domingo (25)
Onde: Estação Leopoldina – Avenida Francisco Bicalho, S/N, Santo Cristo
Quanto: entre R$ 60 (1º lote, meia entrada individual para um dia) e R$ 370 (2º lote, inteira, combo para os três dias).
Ingressos: por meio do site da Ingresso Rápido, do call center 4003-1212 ou dos pontos de venda oficiais
Informações: www.back2black.com.br

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio no Twitter e por RSS.

Mais Cultura e Arte em Domínio do Fato

Entretenimento

More in Entretenimento

  • PT criou o ministério da Igualdade Racial para criar problemas

    Disque “N” para matar Monteiro Lobato O governo do PT inventou um ministério, o da Igualdade Racial, para...

  • Anunciados os finalistas para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

    Os filmes selecionados para competir no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foram anunciados hoje (17) pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. O evento será de 17 a 24 de setembro, no antigo endereço, com a reinauguração do Cine Brasília. As 30 produções selecionadas foram avaliadas por comissões durante o...

  • Centro Cultural Correios apresenta festival de dança contemporânea

    Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Cultural Correios, na capital fluminense, vai abrigar o festival Correios em Movimento/Dança em Trânsito, que traça um panorama da dança contemporânea, com a participação de companhias brasileiras e internacionais. As apresentações no Rio vão de amanhã (17) até a próxima segunda-feira (22) e constituem a primeira...

  • Cantor Thiaguinho é internado e suspende shows

    O cantor Thiaguinho foi internado na manhã desta quinta-feira (18) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo boletim médico, o pagodeiro foi diagnosticado com pneumopatia, uma espécia de doença pulmonar, e não tem previsão de alta.O noivo de Fernanda Souza será submetido a  um procedimento para o diagnóstico etiológico e início de...

  • Domínio do Fato Man

    Este é o primeiro artigo da categoria DM Man

  • Morre Sebastião Vasconcelos, o Floriano de ‘Mulheres de Areia’, no RJ

    Morreu na noite de segunda-feira (15), aos 86 anos, o ator Sebastião Vasconcelos. Ele estava internado no...

  • Polícia teria encontrado álcool e substâncias no quarto de Cory Monteith

    Uma grande quantidade de álcool e outras substâncias foram encontradas no quarto de hotel onde Cory Monteith morreu no sábado (13), informou uma fonte ao site E! News. A causa oficial da morte, no entanto, ainda não foi divulgada oficialmente.Monteith, 31 anos, teria saído com os amigos para “pelo menos um clube” em Downtown...

  • J.K.Rowling, autora de Harry Potter, publicou romance sob pseudônimo

    Neste sábado (13/07), J.K.Rowling, famosa criadora da série Harry Potter, revelou ao jornal Telegraph que escreveu secretamente...

  • Necropsia afirma que combinação de heroína e álcool matou ator de ‘Glee’

    De acordo com autoridades canadenses, foi uma mistura letal de heroína e álcool que matou o ator Cory Monteith, da série Glee, no último sábado (16), em hotel em Vancouver, na costa oeste do Canadá. As informações, do site TMZ, são fruto da necropsia realizada no ator na segunda (15).Cory Monteith, 31 anos, ficou...

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato