Entretenimento

Back2Black se despede do Rio com Gal Costa, Santigold e Daúde

Back2Black se despede do Rio com Gal Costa, Santigold e Daúde

Após dois dias de festa na Estação Leopoldina, no Centro do Rio, chega ao fim, neste domingo (25), a quarta edição nacional do festival Back2Black. Na terceira e derradeira noite de shows, o público carioca terá a compositora, produtora e cantora Santigold, como uma das principais atrações.

A cantora, compositora e produtora Santigold, que faz show no último dia do festival Back2Black, na Estação Leopoldina, no Rio (Foto: Divulgação)A cantora, compositora e produtora Santigold, que faz show no último dia do festival Back2Black, na Estação Leopoldina, no Rio (Foto: Divulgação)

Formada em música e história afro-americana, a cantora, cujo nome verdadeiro é Santi White, traz em seu som inluências de James Brown, Aretha Franklin, Devo e Siouxsie and The Banshees, o que deve garantir um grande arrasta-pé no Palco Estação, a partir das 23h40. Mais cedo, a partir das 20h, quem se apresenta é a cantora Gal Costa, em seu mais recente show, “Recanto”.

Já no Palco Petrobras, a baiana Daúde é o destaque, a partir das 21. “Vou tocar músicas dos meus quatro discos, além de experimentar canções do meu próximo álbum, que será lançado no primeiro semestre do ano que vem”, promete a cantora.

Daúde festeja a oportunida de se apresentar em um festival que tem como objetivo celebrar a mescla entre a música africana e brasileira, apesar de considerar a mistura natural.

A cantora baiana Daúde sobe ao Palco Petrobras, às 21h, e vai cantar músicas de seus últimos quatro álbuns (Foto: Emmanuelle Bernard/Divulgação)A cantora baiana Daúde sobe ao Palco Petrobras, às 21h, e vai cantar músicas de seus últimos quatro álbuns (Foto: Emmanuelle Bernard/Divulgação)

“É diferente e não é. Porque a música brasileira é toda influenciada pela música africana. Há o jongo, os maracatus, o samba e todas as suas derivações… O que talvez aconteça neste festival seja a valorização destes ritmos. Mas a gente já convive com esta raíz, mesmo que de maneira não tão evidente. Já faz parte da minha alma, do meu histórico de vida. De tudo o que eu vi e de tudo o que admiro. É algo bem natural”, explica a cantora.

Debates
A programação de palestras no auditório de conferências começa às 16h, com um debate entre Reginaldo Prandi e Alberto Mussa Mediador, sob o tema “A presença de orixás na literatura brasileira: por que Jorge Amado não deixou sucessores?” O bate-papo será mediado pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa. Mais tarde, às 18h15, Hugh Masekela e Carlos Moore conversam sobre as relações entre a África e o Brasil, e o papel da música no combate ao apartheid e racismo.

O festival Back2Black é promovido pela Globo Rio, com patrocínio da Petrobras, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

BACK2BLACK
Quando: sábado (24) e domingo (25)
Onde: Estação Leopoldina – Avenida Francisco Bicalho, S/N, Santo Cristo
Quanto: entre R$ 60 (1º lote, meia entrada individual para um dia) e R$ 370 (2º lote, inteira, combo para os três dias).
Ingressos: por meio do site da Ingresso Rápido, do call center 4003-1212 ou dos pontos de venda oficiais
Informações: www.back2black.com.br

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio no Twitter e por RSS.

Mais Cultura e Arte em Domínio do Fato

Entretenimento

More in Entretenimento

  • PT criou o ministério da Igualdade Racial para criar problemas

    Disque “N” para matar Monteiro Lobato O governo do PT inventou um ministério, o da Igualdade Racial, para...

  • Anunciados os finalistas para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

    Os filmes selecionados para competir no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foram anunciados hoje (17) pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. O evento será de 17 a 24 de setembro, no antigo endereço, com a reinauguração do Cine Brasília. As 30 produções selecionadas foram avaliadas por comissões durante o...

  • Centro Cultural Correios apresenta festival de dança contemporânea

    Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Cultural Correios, na capital fluminense, vai abrigar o festival Correios em Movimento/Dança em Trânsito, que traça um panorama da dança contemporânea, com a participação de companhias brasileiras e internacionais. As apresentações no Rio vão de amanhã (17) até a próxima segunda-feira (22) e constituem a primeira...

  • Cantor Thiaguinho é internado e suspende shows

    O cantor Thiaguinho foi internado na manhã desta quinta-feira (18) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo boletim médico, o pagodeiro foi diagnosticado com pneumopatia, uma espécia de doença pulmonar, e não tem previsão de alta.O noivo de Fernanda Souza será submetido a  um procedimento para o diagnóstico etiológico e início de...

  • Domínio do Fato Man

    Este é o primeiro artigo da categoria DM Man

  • Morre Sebastião Vasconcelos, o Floriano de ‘Mulheres de Areia’, no RJ

    Morreu na noite de segunda-feira (15), aos 86 anos, o ator Sebastião Vasconcelos. Ele estava internado no...

  • Polícia teria encontrado álcool e substâncias no quarto de Cory Monteith

    Uma grande quantidade de álcool e outras substâncias foram encontradas no quarto de hotel onde Cory Monteith morreu no sábado (13), informou uma fonte ao site E! News. A causa oficial da morte, no entanto, ainda não foi divulgada oficialmente.Monteith, 31 anos, teria saído com os amigos para “pelo menos um clube” em Downtown...

  • J.K.Rowling, autora de Harry Potter, publicou romance sob pseudônimo

    Neste sábado (13/07), J.K.Rowling, famosa criadora da série Harry Potter, revelou ao jornal Telegraph que escreveu secretamente...

  • Necropsia afirma que combinação de heroína e álcool matou ator de ‘Glee’

    De acordo com autoridades canadenses, foi uma mistura letal de heroína e álcool que matou o ator Cory Monteith, da série Glee, no último sábado (16), em hotel em Vancouver, na costa oeste do Canadá. As informações, do site TMZ, são fruto da necropsia realizada no ator na segunda (15).Cory Monteith, 31 anos, ficou...

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato