Brasil

Quase 65% da safra de soja 2013 já está comercializada

Quase 65% da safra de soja 2013 já está comercializada

DO PORTAL DO AGRONEG?CIO

Com os trabalhos no campo chegando ao fim, a venda futura da safra de soja em Mato Grosso atingiu patamar recorde em outubro de 2012 com 64,8% dos 24,1 milhões de toneladas do grão previstos para 2013 no Estado negociados. Aumento de quase 13 pontos percentuais em relação a 2011. No mesmo período do ano passado haviam sido comercializados 52,5% da safra. Os dados são do boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Apesar dos bons negócios feitos até agora, a tendencia conforme analistas é de que as vendas desacelerem.

De acordo com o analista de mercado do Imea, Cleber Noronha, a tendência a partir desse mês é de uma desaceleração nas vendas, tendo em vista que os preços estão caindo e a maioria dos produtores já vendeu o percentual aceitável para época. Conforme ele, as negociações podem ser retomadas dependendo do desempenho que a lavoura tiver no ano que vem. “Tudo vai depender agora do desenvolvimento”, afirmou.

Conforme o vice-presidente do sindicato de Sinop, Antônio Galvan, a comercialização da safra antes mesmo de ser colhida serve como capital para que o agricultor consiga garantir os insumos para o próximo plantio. “Em um primeiro momento”.

Milho – Para o milho o cenário é o inverso. Até outubro foram comercializados 90,6% da safra estimada em mais de 15 milhões de toneladas. No mesmo período em 2011 o percentual de comercialização era de 97,7%. Uma queda de 7,1 p.p. Conforme o Imea, as negociações devem seguir lentas. Apesar da queda frente ao período do ano passado, a comercialização apresenta uma ligeira alta de 2% na última semana. As regiões nordeste e oeste foram as que tiveram o melhor resultado, ambas com alta de 3% nas cotações. O município de Canarana, por exemplo, obteve um incremento de R$ 0,95.

Já a venda da futura produção da safra 2012/13, estimada em mais de 13 milhões (t), atingiu 5,8% no Estado.

Segundo Noronha, o cenário é para garantir a venda antecipada e o escoamento do cereal. Se comparado ao mesmo período da safra 2011/12, que vinha de um desabastecimento mundial do produto, o percentual de comprometimento era de 30,2%, ou seja, 24,4 pontos percentuais a mais.

Notícias do Brasil em Domínio do Fato – Veja Mais Aqui!

Brasil

More in Brasil

Informação com independência editorial.

Copyright © 2016 Dominio do Fato